Você trabalha em flow?

trabalhar em flow

Você já ouviu falar sobre “trabalhar em flow”? Confira aqui o que é e como você pode se beneficiar disso. 

Na semana passada participei de uma formação em coaching. Sei que agora é a profissão da moda e milhares de pessoas têm estudado algo nesta área.

Minha intenção lá foi justamente aprender algumas habilidades para trabalhar melhor com a minha equipe e meus mentorados. Não atenderei como coach, mas as dinâmicas e ferramentas que aprendi serão super úteis para descobrir o que está impedindo que objetivos sejam alcançados.

Foram 50 horas de curso com aplicação de várias práticas. O treinador era ótimo, a turma tinha somente 20 pessoas e a troca foi intensa. Sem dúvida valeu muito a pena!

Jack Welch, um autor americano, afirma que no futuro todo líder será coach. E espero que esta profecia realmente se concretize! Saber levar as pessoas ao seu máximo potencial é realmente muito útil para um líder. E quando falo de máximo potencial me refiro a levar as pessoas a trabalhar em flow. Já ouviu sobre isso? Acho o conceito muito bacana e vivenciamos isso muitas vezes com naturalidade.

O flow é aquele estado mágico no qual você trabalha e não sente o tempo passar.

O flow acontece quando você está executando tarefas que estão de acordo com suas forças e virtudes. Muitas pessoas falam: aquela pessoa tem tal dom, faz muito bem tal coisa. Bom, cada um de nós tem seus dons. Alguns passam a vida lutando contra os seus e realizando tarefas nada alinhadas com eles e outras têm a satisfação de ter uma vida plena, trabalhando com o que tem mais facilidade. Algumas coisas são natas e outras as pessoas vão adquirindo na vida – nada que um pouco de esforço e perseverança não resolvam. Entretanto, quando o trabalho ou a situação vivenciada está contra o que a pessoa acredita, será muito, mas muito mais difícil e o nível de realização será próximo ao zero.

Entre na lista VIP e saiba de tudo antes

Como consigo trabalhar em flow?

Aqui está uma listinha bacana para você gerar seu estado de flow. Aposto que sua vida será muito mais intensa fazendo isso:

– Descubra quais são suas forças e suas virtudes (dica: no sites http://viame.org/ e https://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade você encontrará testes gratuitos).

– Procure trabalhos / tarefas que estejam alinhados com isso. Você perde muita energia agindo de outra forma.

– Tenha uma tarefa desafiadora e que exija habilidade.

– Concentre-se no que estiver fazendo.

– Tenha objetivos claros.

– Procure um feedback imediato se está fazendo direito ou não. Seja crítico consigo mesmo e faça o seu melhor.

– Seu envolvimento com o trabalho será intenso e natural.

– Você está no controle! Tenha isso em mente.

– Você perceberá que você e a tarefa serão uma coisa só.

– Pronto… O tempo parou e você está trabalhando em flow.

Coisa boa, não é? Aquela sensação de trabalhar bem, de estar no caminho certo, enfim, de ter nascido para fazer aquilo.

trabalhar em flow

Fazer aquilo no que se é bom e delegar o restante

Na minha empresa sei exatamente no que sou boa e no que não. Prefiro delegar as tarefas que não estão muito de acordo com as minhas habilidades do que me desgastar muito tentando executá-las. Se necessário, claro que faço, mas isso me custa muita energia que seria mais útil canalizada em outro lugar.

Enfim, cabe ao líder (espero que seja coach!), identificar quem da equipe está mais apto a realizar a tarefa. Imagine uma equipe toda trabalhando em flow? Talvez em um futuro próximo isso seja possível e teremos equipes mais felizes, produtivas e com suas missões de vida alinhadas com as empresas. Que tal?

Entre na lista VIP e saiba de tudo antes

Bibiana Antoniacomi, empresária do turismo, turismóloga, especialista em gestão de empresas, mentora 8Ps e mãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.