Tem que ter um nicho de atuação?! E como escolher um?!

Temos que admitir: os clientes têm muitas opções e fica um pouco complicado se destacar. Você já deve ter ouvido que é necessário escolher um nicho de atuação, que é necessário se especializar em algo.

E no ramo de agências de viagens, isso é ainda mais urgente! Como bem sabemos, os grandes grupos estão ficando cada vez maiores. E as menores, que insistem em continuar competindo com as grandes, estão vivendo dias difíceis. Na realidade, as agências precisam se reinventar – urgentemente.

Sabe aquela máxima: se especialize naquilo que você mais gosta? Pode ser uma boa alternativa, mas não necessariamente. É preciso saber se o nicho que você escolheu realmente tem potencial.

Critérios para escolher um nicho

Para facilitar, vou listar aqui alguns critérios clássicos e uma maneira fácil para você escolher em que nicho atuar.

  • Liste os nichos nos quais você tem interesse ou acredita que seriam interessantes para você
  • Crie uma tabela: em uma coluna o nome do nicho e nas outras, os critérios que explicarei a seguir.
  • Dê uma nota de 0 a 10 para cada critério considerando aquele nicho.
  • Some tudo e pronto, saberá qual nicho se destaca

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nicho de atuação

Vamos aos 9 critérios clássicos para você medir a força de um nicho de atuação: 

POTENCIAL PAGADOR

O nicho que você escolheu tem dinheiro para pagar pelo que você oferece? Dê peso 2 a este critério.

ENCONTRABILIDADE

Você consegue encontrar seu público online? Estas pessoas estão nas mídias sociais e usam a internet? Você sabe onde encontrá-las? Dê peso 1 a este critério.

URGÊNCIA

Qual a real necessidade do cliente em comprar o seu serviço? Com que frequência ele precisa do que você oferece? Dê peso 3 a este critério.

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TAMANHO

A quantidade de pessoas deste nicho é grande ou pequena? Quanto mais pessoas, maior a nota. Dê peso 1 a este critério.

TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO

O seu nicho de atuação está se renovando e crescendo? Por exemplo: seu produto é para famílias com 2 filhos ou mais. O número de filhos por casal tende a diminuir, portanto, seria uma nota baixa. Dê peso 1 a este critério.

ESCADA DE PRODUTOS

Este nicho tem interesse em produtos e serviços variados? Você consegue elencar entre o que você oferece vários produtos para ele: de algo barato até algo bem exclusivo? A ideia é que o cliente possa comprar repetidas vezes e que você possa oferecer diferentes soluções. Dê peso 2 a este critério.

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ENVOLVIMENTO EMOCIONAL

O que você oferece é movido pela emoção? Quanto maior a emoção que seu produto gere, maior é a nota. Por exemplo, produtos para bebês, pets, mães, têm um grande envolvimento emocional. Dê peso 2 a este critério.

VALOR GERADO

Quanto mais satisfeito e quanto mais você conseguir resolver o “problema” do seu cliente, maior será sua nota aqui. Dê peso 3 a este critério.

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COMPETIVIDADE

Este critério é bem importante e gera muitas dúvidas. Quanto mais competidores estiverem focando no mesmo nicho, mais difícil será para você. Dê peso 1 a este critério. 

Entenda aqui competidores como empresas/profissionais que oferecem o mesmo que você e como competência a capacidade deles em atender bem.  Se há muitos competidores, há muito dinheiro neste mercado.

– Muitos competidores e pouca competência = nota alta

– Muitos competidores e muita competência = nota baixa

– Poucos competidores e muita competência = nota média

– Poucos competidores e pouca competência = analise se é um nicho que realmente vale a pena. Tem que ter dinheiro circulando e necessidade não atendida para ser interessante.

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nicho de atuação

Conseguiu visualizar seu nicho de atuação? Complete a tabela, estude os nichos e escolha o melhor e mais lucrativo para você.

Há anos tenho trabalhado em nichos específicos. Quando tinha operadora de turismo na Alemanha – a Argentum Travel – minha sócia e eu focamos em viagens individuais e grupos de aventura para a Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Não vendíamos nada além disso. Quando voltei ao Brasil para abrir a Special Paraná Turismo Receptivo, o nicho escolhido foi Curitiba. Somos especialistas no destino e no que os turistas podem fazer em nossa região. Escolher um nicho facilitará muito a sua vida – você se tornará referência em algo.

Escolher bem um nicho é parte essencial da pesquisa presente no 1º P do Método 8Ps de Marketing e Vendas. Já sabe qual nicho escolher? Ficou em dúvida? Que tal conversarmos?

Bibiana Antoniacomi, empresária do turismo, turismóloga, especialista em gestão de empresas, mentora 8Ps e mãe.

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