Marketing de Esperança ou a Postos para a Retomada?

Já completamos mais de 100 dias de atividades paralisadas no turismo e todos nós que trabalhamos na área estamos ansiosos pela retomada. Alguns continuam praticando fielmente a linha do “Marketing da Esperança” e outros preferem outros métodos.

Para todos que sempre reclamavam da falta de tempo, foi o que mais tivemos nos últimos meses. Se você ainda não “acha tempo” para realizar tarefas importantes que foram muitas vezes adiadas, melhor revisar suas prioridades enquanto empresário. Talvez siga fiel ao método do “Marketing da Esperança”. Ou seja, reabrir e esperar que os clientes venham.

Minha linha é do marketing voltado a resultados, no estilo mãos à obra. Para você uma pergunta bem franca: se sua atividade voltasse amanhã, o que você faria? Está preparado para lotar novamente o mais brevemente possível ou ficará “esperando” os clientes voltarem? Vou deixar abaixo 3 dicas importantíssimas do que você ainda pode fazer para preparar esta retomada com força total!

marketing da esperança

 

1 – CADASTRO DE CLIENTES: O OURO ESTÁ EM SUAS MÃOS

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes que é muito mais fácil vender novamente para quem já comprou de você do que para novos clientes.  E é exatamente assim!

  • Como está seu cadastro de clientes? Tem e-mails e WhatsApps atualizados?
  • Você tem mantido contato com eles e aumentado a vontade que voltem a reservar com você? O momento é gerar ansiedade e saudades nos clientes. Vale até mandar uma receita de uma especialidade sua para que preparem em casa e se lembrem da experiência que tiveram com você!
  • Já listou seus clientes para enviar as informações quando reabrir? O que você enviará exatamente?

A maior beleza em ter uma lista de clientes atualizada é que não há absolutamente nenhum custo em usá-la. Você não precisará gastar com campanhas ou patrocinar suas postagens!

E lembre-se: a taxa de abertura no WhatsApp é altíssima, mas nada de colocar seus clientes em grupos indesejados. Respeite a individualidade de cada um!

 

2 – REDES SOCIAIS: SUA JANELA PARA O MUNDO E REMÉDIO CONTRA O MARKETING DE ESPERANÇA

Vejo às vezes empresários reclamando e quando entro em suas redes sociais, não há nada atualizado. Isso é imprescindível hoje em dia. Mesmo que suas postagens não gerem muitos compartilhamentos, curtidas ou comentários, são uma ferramenta de consulta para muitas pessoas. Se a rede social não está atualizada, conclui-se com frequência que o lugar não existe mais. Simples assim!

E então vem a objeção: não tenho tempo, não tenho quem faça, etc. Sabia que no próprio Facebook ou Instagram você consegue agendar suas postagens se tiver uma conta empresarial? Deixe um horário na sua agenda reservado para isso e deixe todas as postagens prontas para aquela semana ou aquele mês.

Outra objeção: não saber fazer postagens bonitas! Use ferramentas gratuitas como o canva.com para facilitar sua vida. E pense sempre em coisas que façam sentido para seu cliente e que facilitem sua venda. Algumas ideias:

  • fale dos seus serviços, conte um pouco da sua história
  • mostre o lugar onde está e o que há para fazer por lá
  • conte curiosidades
  • fotografe detalhes, como do seu café da manhã ou dos apartamentos
  • mostre a você mesmo
  • coloque uma frase bonita com foto de paisagem de onde você está
  • use sempre depoimentos e fotos de seus clientes

A dica é gerar proximidade e vender indiretamente. Quem só “vende” preço ou coloca promoções não usa as redes sociais adequadamente.

 

3 – COMO ESTÃO SEUS CONTATOS NO GOOGLE?

O maior mecanismo de busca no mundo tem um serviço gratuito para as empresas: o Google Meu Negócio.

É simples: digite o nome da sua empresa e veja o que aparecerá. Pode ser que tenha a frase: “É proprietário desta empresa?”

Se você ainda não “assumiu” sua empresa no Google, está deixando de lado oportunidade de gerenciar seus dados de contato, fotos, comentários (depoimentos) e horários de funcionamento.

É gratuito e está lá para você usar! Empresas com muitos comentários positivos são muito mais interessantes para o cliente, concorda? Motive seus clientes a comentarem lá!

 

E então? Tarefas listadas e prontas? Vale revisar e deixar tudo alinhado para retomar o turismo com força total. Afinal, o marketing da esperança não é estratégia de vencedores e espero que você esteja no outro lado, dos que sairão desta crise ainda mais fortes.

Dificuldades em fazer tudo isso? Vamos conversar a respeito?

Bibiana Antoniacomi, proprietária da Special Paraná Turismo Receptivo, turismóloga, especialista em gestão de empresas, mentora de marketing e mãe.

Leia também: Posicionamento para facilitar a vida do seu cliente e ganhar mais!

2 thoughts on “Marketing de Esperança ou a Postos para a Retomada?

  1. Edson says:

    Excelentes dicas, Bibiana. Embora o turismo não seja minha praia ;-), as dicas valem também para o professor free-lance. Saúde e bons negócios a todos!

  2. Antonio Azevedo says:

    Excelente querida Bibiana este despertar exemplar para os agentes de viagens. A Abav Paraná fica orgulhosa de ter uma associada com sua categoria.
    PARABÉNS

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