Marca do destino Brasil – grandes mudanças

Uma das discussões mais acaloradas dos últimos dias no turismo foi a troca de marca para a promoção do Brasil no exterior.

A marca Brasil foi um trabalho feito pela equipe espanhola da Chias Marketing. Para você ter ideia da experiência do Josep Chias, ele foi o responsável em transformar o cenário turístico de Barcelona após a Olimpíada de 1992. O que aconteceu com Barcelona foi algo incrível! Hoje o  turismo lá é visto como “problema”, tão grande é o número de turistas que vão para Barcelona. Problema de luxo pensando na realidade do turismo brasileiro.

Respeito e admiro muito o trabalho que os espanhóis fizeram em seu país. Minha especialização em Gestão e Direção Turística foi justamente em Barcelona e vários professores meus trabalharam em transformar a Espanha na potência turística que é hoje. A marca Brasil foi fruto de gente muito competente e se baseou justamente na percepção dos estrangeiros que vinham ao Brasil. Tudo foi pensado para demonstrar nosso ritmo, cadência, calor e paisagens. Marca de um destino que queria se desvincular do eterno “samba, sexo e futebol” que ainda permeia o imaginário de muitas pessoas mundo afora.

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Marca Brasil x Nova marca

Quando a marca Brasil foi lançada, eu morava na Alemanha e tinha uma operadora de turismo. A marca Brasil fazia parte do plano Aquarela, que foi lançado em 2004 para promover o turismo no Brasil no exterior. Claro que vibrei. Finalmente um programa de divulgação do turismo que aboliu imagens com conotação sexual que queríamos longe do Brasil. A ideia era justamente mostrar natureza, a receptividade do povo e a diversidade do país.

marca brasil

 

Enquanto estudante de turismo, participei algumas vezes de pesquisas de demanda e satisfação com turistas. Lembro-me bem de ficar no aeroporto Afonso Pena em Curitiba conversando com turistas ao sair de Curitiba. Um dos aspectos mais admirados por eles era justamente nós, brasileiros. Somos acolhedores, atendemos bem e tornamos a estadia das pessoas memorável. E mais de 80% queria voltar ao Brasil – ou seja, vinham e gostavam. Mas o problema continua sendo este: que venham! Uma vez aqui, sabemos que vão gostar.

Mas recentemente a Embratur, agência estatal responsável pela promoção do Brasil no exterior, apresentou a nova marca de promoção do Brasil. Criticadíssima! E com razão. Parece marca de gestão de prefeitura do interior, feita às pressas para adesivar os veículos comprados pela nova gestão:

marca brasil

É um baita retrocesso: Brazil com Z? A maioria dos nossos turistas vem dos países vizinhos e, além do mais, não precisamos traduzir o nome do nosso país. “Love”? Pode-se muito bem entender com conotação de turismo sexual que trabalhamos para evitar. US? US é United States no idioma inglês. Precisava? Algumas pessoas me comentaram que a troca foi por haver vermelho na marca Brasil. Antes de ter conotação partidária, vermelho remete a calor. São 8500 km de litoral no Brasil. Praia e calor estão no imaginário do estrangeiro quando pensa no Brasil. Simples assim!

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De qualquer maneira, considero uma troca desastrosa que deixou de lado uma marca com 15 anos para começar algo totalmente diferente e do zero.

Qualquer empresário em sã consciência sabe ou deveria saber muito bem como é caro mudar totalmente uma marca. Nenhuma empresa séria faz algo assim, pois demora muito tempo para se estabelecer no imaginário do consumidor. O mesmo cuidado deveria ser tomado para a marca de um país.

Você faria uma troca radical na marca do seu negócio? Como você calcularia o que seria necessário para estabelecer uma nova marca? O que você achou da nova marca Brasil?

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Bibiana Antoniacomi, empresária do turismo, turismóloga, especialista em gestão de empresas, mentora 8Ps de marketing digital e vendas e mãe.

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