Inovação constante – é mais fácil do que você pensa

inovação

A palavra inovação é praticamente sinônimo de grandes investimentos para a maioria dos empresários. Também era assim para mim. Mas hoje, vejo as coisas de maneira diferente. Neste artigo vou contar como fazemos isso na minha empresa, a Special Paraná Turismo Receptivo.

Confesso que adoro estar à frente do mercado, criando coisas novas e abordagens diferentes de negócios e de comunicação. A inovação e melhoria constante me movem desde sempre.

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  • A inovação de fora – MBA forçado

Nos negócios custei a olhar para “dentro da empresa”. Ficava procurando inovação fora dela. Tanto que fomos a primeira empresa do Brasil a oferecer passeios regulares com Segway, aquelas “patinetes” elétricas que são sucesso em tantos lugares turísticos pelo mundo. A inspiração veio de Praga durante uma viagem técnica de benchmarking a convite do SEBRAE, da ABAV e do Ministério do Turismo.

Investimos, assumi pela primeira e única vez em minha vida um financiamento e lá fomos nós, os primeiros. Orgulhosos da “Segway Tours Curitiba”. Sucesso absoluto de crítica e de imprensa. Estávamos em revistas de bordo de aeronaves, em jornais de circulação nacional, em revistas de shopping e em todas as TVs locais.

Éramos a atração número 1 do Tripadvisor em uma época em que ainda pouca gente usava esta plataforma. Enfim, era de encher os olhos. Mas as avaliações super favoráveis (quem fazia o tour, simplesmente amava!) e toda a repercussão, não gerava o faturamento necessário.

A inovação tão buscada por mim teve um custo de energia, tempo e dinheiro absurdos. Entre pesquisa, implantação e operação, foram 2 anos de trabalho. Tivemos a proposta de alugar e vender os aparelhos para empresas de segurança e depois de titubear um pouco, aceitamos. No final, o prejuízo foi equivalente a um bom MBA e encaro até hoje a experiência como um Business MBA informal e forçado que fiz em inovação e empreendedorismo.

 

  • A inovação de dentro – avante e sempre

Após o choque de realidade, comecei a buscar inovação dentro do que eu já fazia na agência, como maneira de melhorar constantemente. Não precisava vir nada de fora. Estava tudo lá, era só ouvir os clientes.

De sugestão de clientes nasceu por exemplo, o “Tour Lava Jato”, que novamente foi sucesso na imprensa e nos trouxe muita visibilidade para vender também outras coisas.

Começamos a fazer tours diferentes, bem ao gosto do nosso Cliente Ideal. Começamos a vender exatamente o que ele queria e depois agregar outros serviços, fazendo os famosos up-sells (vendas adicionais de maior valor agregado).

Na minha opinião, o segredo para inovar constantemente é ouvir o cliente. Vários produtos de sucesso nascem das opiniões dos clientes.

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E como fazemos isso aqui na agência? Anotamos perguntas diferentes, observações dos clientes, pedimos que avaliem os serviços e ouvimos o que “faltou” para eles. Assim, vamos atualizando constantemente nossa comunicação e tornando as objeções cada vez menores.

A cada semana fazemos uma reunião da equipe na qual falamos sobre o que passou e o que virá e cada pessoa traz o que ouviu do cliente, perguntas novas, sugestões, aprendizados e dificuldades. E assim vamos inovando sempre. A cada dia, a cada semana, um pouco melhores.

A melhoria constante faz parte do 7º P do método 8Ps de Marketing e Vendas. Personalizar a comunicação baseado no que você ouve do seu cliente. Como anda isso na sua empresa? Vamos falar a respeito?

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Bibiana Antoniacomi, empresária do turismo, turismóloga, especialista em gestão de empresas, mentora 8Ps e mãe. Ajuda empresas e profissionais de todo o Brasil a criar estratégias para vender mais.

2 thoughts on “Inovação constante – é mais fácil do que você pensa

    • bibiana says:

      Olá, Alcyleia! Que bom. A questão de inovação constante é muito importante mesmo. Se quiser agendar um horário para conversarmos sobre o seu negócio, me mande um whatsapp: 41 99290-1109
      Até logo!

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