8 passos para sua estratégia de marketing e vendas

Saiba quais os passos para você elaborar uma estratégia de marketing de sucesso.

Quando conheci o método 8Ps em 2014, muitas coisas passaram a fazer sentido na minha estratégia de vendas. Até então, eu achava que tinha uma. Sempre havia trabalhado e estudado este tema e estava muito familiarizada com conceitos como o do Philip Kotler (4Ps), Al Ries (posicionamento) e outros clássicos do marketing. Mas na era digital, algumas coisas precisaram ser atualizadas e o método desenvolvido pelo Conrado Adolpho é realmente replicável nos negócios.

Como falo muito dos 8Ps e tenho desenvolvido estratégias com meus mentorados, aqui está uma breve explicação de cada um dos passos para que você já possa imaginar como poderá funcionar em seus negócios.

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estratédia de marketing

O método 8Ps tem basicamente três objetivos:

  • Aumentar a quantidade de clientes
  • Aumentar o valor de cada venda feita
  • Aumentar o número de vezes que o cliente compra de você

Uma combinação poderosa que pode colocar qualquer negócio no próximo nível.

Vamos agora ao significado de cada passo dessa estratégia de marketing:

1º P – Pesquisa

A base da estratégia de marketing e vendas está em conhecer bem seu mercado, seus concorrentes e também seus clientes (atuais ou potenciais). Você precisa saber como está posicionado e como quer ser conhecido por seus clientes.

Uma pesquisa bem feita será muito útil para você acertar nos próximos passos. Você terá definido seu nicho, seu cliente ideal, terá ouvido dos seus clientes porque compram de você e saberá quais pontos de diferenciação trabalhar.

2º P – Planejamento

Na fase de planejamento você fixará seu posicionamento e começará a planejar os degraus para se tornar uma celebridade do seu mercado, afinal, especialistas ganham muito mais que generalistas.

Você aprenderá também como matar as objeções de compras do seu cliente, como criar elementos para entregar muito mais que o cliente espera e criará seu funil de vendas tanto online como off-line.

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3º P – PLATAFORMAS

Baseado no que você descobriu sobre seu cliente na fase de pesquisa, você criará ou aperfeiçoará as maneiras que usa para chegar até ele.

As plataformas são as ferramentas que você usará para criar seu funil de vendas. Pode ser, por exemplo, instagram e whatsapp. Ou talvez uma página de captura e uma sequência de e-mails. Ou minha favorita no momento: página de captura com sequência de e-mails e whatsapp. Em um mês mais que dobrei a conversão de vendas da minha agência usando isso

estratégia de marketing

4º P – Publicação de conteúdo

Este passo da estratégia de marketing é contínuo e também baseado no que você descobriu na fase da pesquisa. Você tratará de temas relevantes para seus clientes. Clientes informados compram. E você se tornará autoridade no que faz ensinando os clientes, explicando e detalhando temas relevantes para eles.

Você aprenderá também gatilhos mentais, algumas técnicas de escrita persuasiva (copywriting) e como matar objeções para usar em sua comunicação e assim incentivar seu cliente ou interessado a dar o próximo passo e comprar de você.

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5º P – Promoção

Este passo não tem nada a ver com os preços que você cobra, mas sim promover os conteúdos que tenham tido maior interesse e divulgá-los para um número de pessoas maior.

Você aprenderá táticas para vender melhor usando as fontes de clientes que você já tem e novas que irá descobrir e poderá trabalhar. Técnicas importantes com “upsell” e “downsell” serão bem trabalhadas aqui, para que você possa aproveitar ao máximo qualquer interessado que entre em contato com você.

6º P – Propagação

Nesta fase você aprenderá a usar a gratidão das pessoas para propagar ainda mais seus conteúdos e ajuda-lo a vender ainda mais.

Você aprenderá quais são os conteúdos que mais se propagam e usar isso para alavancar seus negócios.

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7º P – Personalização

Sabe aquela máxima que você deve ouvir seu cliente? Quantas empresas fazem isso efetivamente? O 7º P trata disso, ou seja, você ouvirá seu cliente, saberá quais são suas dúvidas ou objeções e “devolverá” para o 4º P em forma de conteúdo.

As fases do 4º ao 8º P são cíclicas e você vai alimentando-as novamente para que sua máquina de vendas funcione cada vez melhor.

8º P – Precisão

No oitavo passo é hora de você medir o que deu certo. Existe uma máxima na gestão que diz que o que não pode ser medido não pode ser gerido. E é exatamente isso do que se trata o 8º passo do método 8Ps.

Você verificará o que deu certo, onde você teve mais retorno e saberá onde corrigir e no que investir mais.

Como é um método cíclico, você aperfeiçoará seu negócio continuamente e se tornará autoridade no que vende. Como o Conrado Adolpho sempre repete: “Apenas siga o método”.

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COMO POSSO APRENDER ESTE MÉTODO?

Se você gosta de ler, há um livro de 900 páginas sobre o método 8Ps à venda nas melhores livrarias. Mas a maioria das pessoas prefere participar de uma imersão 8Ps. É um evento super intensivo que acontece de sexta à domingo em várias cidades do Brasil. A cada edição, centenas de empresários e profissionais liberais aprendem as técnicas e podem começar a aplicar em seus negócios imediatamente.

O Conrado Adolpho também tem uma equipe de mentores 8Ps, da qual faço parte. Ajudamos empresários a implementar o método em suas empresas de maneira prática e ágil. Cada ciclo da mentoria dura dois meses, com objetivos claros para cada fase.

Que tal colocar um método assim para rodar em sua empresa e ter uma máquina de vendas? Vamos conversar a respeito?

Bibiana Antoniacomi, empresária do turismo, turismóloga, especialista em gestão de empresas, mentora 8Ps e mãe. Ajuda empresas e profissionais de todo o Brasil a criar estratégias para vender mais.

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