Estratégia de conteúdo no turismo: o Google não morreu

estratégia de conteúdo

Vejo muitos empresários aplicando quase todo seu tempo e recursos limitados em estratégia de conteúdo no turismo voltada para mídias sociais e anúncios. Eles se esquecem de algo muito importante: quando as pessoas estão procurando algo, eles vão para o Google.

Sabe aqueles 10% que já sabem exatamente o que querem, prontos para comprar? Estão no Google!

Ao digitar algo no Google, aparecem primeiramente os links patrocinados e depois uma série de conteúdos que o google considera relevantes para você, de acordo com seu histórico de busca.

Agora vamos comparar com a mídia impressa. Imagine uma revista. Você está folheando, procurando algum assunto específico. Os anúncios seriam os anúncios pagos e o que aparece abaixo deles seriam as matérias da revista. Você, enquanto leitor, acredita em qual? Nos anúncios ou no conteúdo da matéria? Provavelmente respondeu que a matéria tem mais credibilidade. A mesma lógica se aplica ao conteúdo online.

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Teste seu conteúdo relevante

1) Liste palavras relevantes para o seu negócio, ou seja, o que os clientes buscariam no google para lhe encontrar. Pense no que seu cliente digitaria, de maneira bem genérica.

2) Abra uma aba anônima do seu navegador e digite uma destas palavras. É importante fazer isso na aba anônima para o Google não levar em conta o seu histórico de buscas.

3) Observe os resultados. Quem está anunciando? Quais links aparecem logo na primeiras 5 posições? Você está entre eles? Se a resposta é sim, parabéns! Se for não, você pode mudar is

Acredito muito no poder de bons conteúdos. Um post de blog ou conteúdo no seu site bem escrito, levando em conta o que as pessoas buscam e técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca), é barato e muito relevante para seu cliente em potencial. Uma boa estratégia de conteúdo no turismo para  seu site ou blog trabalhará por anos trazendo clientes para o seu negócio. Um post em rede social, por melhor que seja, tem tempo de vida bem limitado.

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Gastar com anúncios ou conteúdo orgânico?

Para o setor de turismo, anunciar no Google é caro. As grandes marcas pagam muito para estar no topo dos mecanismos de busca. E os empresários pequenos precisam pensar em estratégias de conteúdo no turismo para atingir bons resultados sem comprometer a rentabilidade. Gigantes como booking.com tem muitos recursos financeiros e tecnologia a seu favor. Os menores, precisam de outras estratégias de diferenciação para não entrar em leilão com as grandes empresas do setor.

Na Special Paraná Turismo Receptivo recebemos milhares de acessos vindos de nossos conteúdos. Investimos constantemente em temas relevantes e estas pessoas vêm até nós sem gastarmos com anúncios. Essa estratégia de conteúdo funciona para nós. É a estratégia de conteúdo orgânico, ou seja, quando os interessados chegam diretamente, sem você ter pago anúncio.

Os anúncios devem ser vistos como complementares, para trabalhar a base da pirâmide que ainda não está procurando especificamente o que você vende ou para fazer remarketing, ou seja, reforçar a necessidade de comprar para quem já visitou seu site.

Como você tem encarado a estratégia de conteúdo para o google? Seu site tem informações relevantes para seus clientes? Com que frequência você tem atualizado e investido em novos conteúdos? Você tem usado tudo o que sabe para mostrar para o cliente potencial o que você pode fazer por ele? Vamos conversar a respeito?

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Bibiana Antoniacomi, empresária do turismo, turismóloga, especialista em gestão de empresas, mentora 8Ps de marketing digital e vendas e mãe.

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