Como contratar um freelancer: use a globalização a seu favor

Foi-se o tempo em que para trabalhar junto é preciso, de fato, estar junto. A globalização encurtou distâncias e hoje não só podemos falar com pessoas do mundo todo, como também podemos criar vínculos profissionais com elas. O que acaba sendo uma grande vantagem para pequenas e médias empresas que possuem certa dificuldade em montar uma equipe com habilidades diversificadas – com profissionais de marketing, por exemplo. Ainda que seja uma ótima solução, como contratar um freelancer acaba sendo uma dúvida de muitos empresários(as).

Você já ouviu falar do termo “nômades digitais”? Esse modelo de trabalho remoto é uma possibilidade relativamente nova.  São profissionais das mais diversas áreas que conseguem fazer suas entregas sem estar na empresa ou na mesma cidade. O home office já é realidade de muitos brasileiros e pode trazer vários benefícios não só para os profissionais em si, mas para as empresas que os contratam.

Use a globalização a seu favor e não dê mais como desculpa para não colocar suas estratégias em prática o fato de você não ter uma equipe de marketing, de comunicação, de design ou até mesmo de vídeo. Não importa qual seja o segmento, é possível encontrar um bom profissional que vai ajudar você e o seu negócio.

Veja no IGTV – Freelancers: contrate e seja feliz [Dicas testadas para você fazer mais no marketing da sua empresa mesmo sem ter equipe!]

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Vantagens de contratar um freelancer

  • Economia

Muitos empreendedores(as) não ampliam a sua equipe por falta de capital. Contratar um profissional de carteira assinada é muito mais caro do que contratar um freelancer. Ter essa oportunidade pode ajudar você a alavancar ideias que até então eram inviáveis. Isso não significa que você está desvalorizando o profissional – e nem precisa começar a fazer isso. Quando você for contratar um freelancer, converse sobre os valores dos trabalhos antes de fechar o acordo.

  • Demandas específicas

Por ser um profissional remoto e que não é “exclusivo” seu, você pode contratá-lo para demandas específicas. Você pode contratar um redator para escrever quatro artigos por mês, ou um editor de vídeo para fazer a edição semanalmente, por exemplo. Tudo depende das suas estratégias e da sua demanda de trabalhos.

  • Ideias fora da caixa

Sabe quando precisamos pensar fora da caixa? Ter alguém trabalhando com você fora do seu negócio pode resultar em novas ideias e estratégias. Leve isso em consideração e aprenda a ouvir dicas e conselhos desses profissionais.

  • Flexibilidade

Imprevistos acontecem e contar com um profissional que tenha flexibilidade de horário é uma grande vantagem. Antes de contratar o freelancer, procure saber a disponibilidade de trabalhos e até mesmo os horários que vocês podem conversar. Você também não tem o compromisso de passar trabalhos com frequência. Isso tudo não significa que dá pra deixar o bom senso de lado. Comunique a previsão de demandas ou a falta delas para que o profissional consiga organizar a agenda de trabalhos e as finanças. Lembre-se: você certamente não é o único cliente.

  • Execução

Muitos empreendedores não conseguem executar estratégias por falta de conhecimento ou tempo. Isso não é vergonha pra ninguém. Você não precisa abraçar todas as tarefas do seu negócio. Delegar para ganhar tempo. Esse é o lema! Ter um profissional qualificado ao seu lado para ajudar na execução das estratégias que você já tem é um ótimo caminho.

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Como contratar um freelancer e como vocês podem trabalhar bem juntos

  • Tenha em mente os valores da sua empresa

É preciso organização, planejamento e confiança para levar em frente essa ideia de ter um profissional remoto na sua empresa. Para isso, a “casa” precisa estar arrumada. Tenha em mente os seus valores pessoais e profissionais e certamente você vai encontrar o freelancer ideal.

  • Busque por referências

A melhor maneira de encontrar um bom profissional é pedindo por indicações de pessoas que você confia ou que já acompanha o trabalho. No entanto, nem sempre isso é possível. Alguns sites podem ajudar você nessa missão! Anota aí:

www.fiverr.com – a plataforma é em inglês, mas é possível encontrar profissionais que possam ajudar você com edições de vídeo e design, por exemplo.

www.workana.com/pt – nessa plataforma você pode encontrar freelancers brasileiros nos mais diversos segmentos, inclusive produção de conteúdo.

  • Valorize o alinhamento inicial

A primeira conversa entre vocês é muito importante. É bem provável que vocês não se conheçam pessoalmente, mas é possível fazer uma chamada por telefone mesmo ou por skype. Nesse momento vocês vão conhecer mais sobre o outro, como em uma entrevista de emprego. Pergunte o que achar relevante e tire todas as suas dúvidas.

Depois de acordado quais serão as primeiras entregas e o pagamento, deixe bem claro o que você espera. Esse alinhamento inicial é fundamental para que os próximos trabalhos sejam ainda melhores. Não esqueça de falar sobre a sua empresa e os seus valores. Isso certamente vai ajudar o freelancer a entender melhor o que você precisa.

  • Entenda como a comunicação entre vocês é importante

Assim como a primeira conversa é importante, a comunicação contínua entre vocês precisa ser funcional. Não tenha medo de dar feedbacks sinceros. Isso vai evitar frustrações e até mesmo retrabalhos futuros. Aos poucos vocês vão descobrindo como melhorar esse aspecto, mas nunca deixem de se comunicar.

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  • Defina as demandas e os prazos

Esclareça quais são as tarefas e estipule prazos. Isso é importante não só para o seu cronograma, mas para o do freelancer também.

  • Crie um método de aprovação

A aprovação dos trabalhos entregues precisa ser eficiente e clara. Cada caso é um caso e vocês podem entrar em um acordo sobre como e onde fazer as aprovações. Por email? WhatsApp? Telefone? Não faltam possibilidades para isso.

  • Fidelize a parceria

Para quem procura como contratar um freelancer, uma ótima saída é fidelizar essa parceria. Não é fácil encontrar um profissional qualificado, de confiança e que “fale a mesma língua que você”. Quando você encontrar o freelancer dos sonhos, aproveite!

Melhor do que ter sempre alguém novo trabalhando para você é ter alguém que está cada vez mais por dentro do seu negócio, principalmente quando a sua demanda é para criação de conteúdo para o seu site e mídias sociais. A cada trabalho vocês estarão mais alinhados, as aprovações serão mais rápidas e a comunicação entre vocês vai fluir mais. O profissional consegue fazer um acompanhamento melhor dos resultados e até mesmo sugerir melhorias.

Leia também: 8 passos para sua estratégia de marketing e vendas

Gostou de saber mais sobre a possibilidade do trabalho remoto? Quais profissionais poderiam ajudar você a alavancar o seu negócio? Compartilhe as suas dúvidas e experiências nos comentários!

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Caroline Kwasnicki Pereira, nômade digital, fotógrafa e criadora de conteúdo. Formada em Comunicação Institucional pela UTFPR e pós-graduada em Marketing na Universidade Positivo de Curitiba.

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