Cliente ideal: você se comunica bem com o seu?

Entender quem é seu Cliente Ideal e do que ele gosta é muito importante para você ter uma estratégia certeira e obter lucros maiores. 

Uma vez, conversando o proprietário de um hotel, ele me disse que atendia “todo mundo”. Estava empolgado, falando sobre os planos para o futuro do seu hotel. Ouvi pacientemente – não queria interromper a conversa e questioná-lo sobre isso.

Mas a pura verdade é que ninguém vende para todo mundo!

O que agrada uma pessoa não agrada a outra. E se você não sabe para quem quer vender, nunca se comunicará bem com quem realmente aprecia o seu serviço e principalmente, paga seu preço.

cliente ideal
Se você não conhece seu cliente ideal, não acertará o alvo na comunicação!

No turismo, as pessoas viajam pelas mais diversas razões: quem está a trabalho tem necessidades bem diferentes de quem viaja com a família; quem viaja em uma romaria quer serviços diferentes de quem está em férias… A lista é longa e as motivações são diversas.

Quando eu consegui identificar o meu cliente ideal e voltei minha comunicação a ele, ficou tudo muito mais fácil. Não precisava mais tentar agradar a todos.

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Características do cliente ideal

Mas, como você descobre quem é seu cliente ideal?

– Adora o seu serviço

– Paga o valor que você pede, sem pedir desconto

– Recomenda seus serviços

– Volta mais vezes

Se sua empresa presta um bom serviço, a equipe e se esforça para atender bem e você tem clientes satisfeitos, ficará fácil traçar quem é seu cliente ideal, também conhecido como persona.

Trace o perfil deste cliente: idade, onde mora, com quem viaja, quais são suas motivações, quanto ganha, no que trabalha, do que gosta. E foque sua comunicação nele. Tudo o que você fizer, questione-se: Meu cliente ideal gostaria disso? Ele leria até o final? As fotos o representam?

Para ficar mais claro, aqui tenho um exemplo:

Seu cliente ideal é uma família que viaja com crianças e você tem um hotel ou pousada. Eles estão lá em todas as férias, gostam da sua recreação, a comida é do gosto das crianças, o casal pode descansar e namorar com tranquilidade, há atividades esportivas para eles também e as crianças não veem a hora de chegar a época do ano para ir para lá.

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Saiba do que seu cliente ideal gosta e enfatize isso em sua comunicação.

Usando o que sabe do cliente ideal

Você enfatizará justamente o perfil do cliente ideal em sua comunicação: fotos de famílias com crianças, o casal brindando vendo as crianças brincarem, descreva os pratos preferidos deles no buffet, fale sobre as atividades de recreação, apresente a equipe que cuidará dos pequenos, escreva sobre a segurança, traga depoimentos de famílias que já se hospedaram lá, apresente o que as famílias adoram em seu hotel. Enfim, o que interessa ao seu cliente ideal.

Mas não pode misturar com outras coisas. Um hotel que atende bem famílias com crianças não será o mesmo que é o preferido por casais que buscam tranquilidade e uma piscina só com adultos, por exemplo.

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Uma preocupação frequente é: você escolhe um cliente ideal e deixará de atender os outros? Não, necessariamente. Neste caso, quem não se importar em frequentar um ambiente voltado para famílias, também se sentirá atraído pelo hotel. Mas, se a pessoa não gosta, saberá que ali não se sentirá bem.

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Outros perfis de clientes têm necessidades diferentes, que podem ser conflitantes.

Ninguém agrada todo mundo

E não fique preocupado em não poder atender todo mundo. Cada empresa tem o cliente ideal dela. Os clientes “não-ideais” são frequentemente aqueles reclamões que dão problema e ficam pedindo desconto. Muitas vezes vale a pena deixar de atendê-los para que o cliente que realmente valoriza seu serviço se sinta bem atendido, especial.

Seguindo o exemplo do hotel para famílias: você recebe uma solicitação para realizar uma viagem de universitários que querem open-bar e a piscina para eles o dia todo. Os dois públicos não combinarão. Neste caso, a opção é deixar o hotel exclusivo para a viagem de estudantes para não criar conflitos ou reclamações com outros hóspedes.

E então, como você tem trabalhado seu cliente ideal?

Essa é uma tarefa importante e bastante estratégica para o seu negócio no turismo. Admito que, desde que tracei o perfil do meu, a comunicação flui muito melhor e os resultados no faturamento foram expressivos.

Se gostou, curta, compartilhe e envie para seus amigos que têm o mesmo dilema.

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Não sabe por onde começar? Agende um horário comigo clicando aqui e conversaremos!

Bibiana Antoniacomi, empresária do turismo, turismóloga, especialista em gestão de empresas, mentora de marketing do método 8Ps e mãe. 

Leia também: Overdelivery – encantar para vender mais

One thought on “Cliente ideal: você se comunica bem com o seu?

  1. Dinéri says:

    Bibiana, gostei muito do que escreveu. A mais pura verdade e de fato se aplica a qualquer ramo de atuação!
    Obrigada por compartilhar suas experiências e conhecimento!
    Parabéns!

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